Descubra agora se você tem o perfil ideal para abrir um negócio

abrir-um-negócio-yes

Muitas pessoas têm o sonho de abrir um negócio próprio e começar a empreender. Entretanto, são muito comuns os casos em que essa ideia nunca sai do papel – seja por falta de proatividade, insuficiência de recursos financeiros, insegurança, falta de conhecimentos técnicos, entre outros motivos.

Mas além de força de vontade, é preciso também possuir o perfil ideal para abrir um negócio. Apesar de toda a motivação gerada em trabalhar por conta própria e depender apenas de si mesmo, um empreendedor precisa ter algumas características que asseguram que o seu negócio seja bem gerenciado.

Abrir um negócio exige um alto valor de investimento inicial e colocar uma nova empresa no mercado pode ser uma tarefa complicada, principalmente com toda a concorrência que temos no mercado atual. Será preciso muita persistência e resiliência para superar as dificuldades – além dos conhecimentos técnicos, liderança, capacidade de inovação, ente outros atributos.

Será que você possui o perfil ideal para abrir um negócio? Descubra agora neste artigo!

Por que abrir o próprio negócio?

A decisão por abrir um negócio próprio é bastante particular. Enquanto algumas pessoas possuem um sonho de impactar positivamente no mundo com uma ideia inovadora, outras buscam uma forma viável de complementar a sua renda mensal.

Qualquer que seja o seu caso, é muito importante que você tenha uma boa motivação. A abertura de uma empresa significa assumir o compromisso de gerenciar uma organização e fazer com que ela gere lucro – e a sua renda pessoal depende diretamente do sucesso desse projeto.

Mas, o que não faltam são ótimos motivos para optar pela abertura de uma empresa. Confira alguns deles:

  • Oportunidade de controlar o próprio destino sem depender da burocracia de ser funcionário de uma grande empresa – dependendo apenas do seu trabalho para alcançar o sucesso;
  • Trabalhe com o que você gosta utilizando o método de trabalho que julgar melhor;
  • Gerencie o seu próprio tempo;
  • Contribua positivamente para o bem-estar de outras pessoas e deixe a sua marca na sociedade;
  • As possibilidades de ganhos financeiros são muito altas quando a empresa faz sucesso;
  • Você tem a oportunidade de desenvolver-se constantemente com aprendizados diários à frente de uma empresa.

Escolha o mercado ideal

Você está convencido de que deseja abrir um negócio? Saiba que essa foi apenas a primeira de muitas decisões importantes para o sucesso do seu empreendimento. Então vamos logo para a próxima grande decisão: em que mercado você deseja empreender?

Quando falamos sobre a abertura de uma empresa, é importante compreender que podemos estar nos referindo a uma grande gama de situações. Pode ser um empreendedor que trabalha sozinho vendendo salgados na praia ou o líder de uma multinacional que gerencia uma equipe de centenas de funcionários e possui um faturamento milionário.

Além dessa diferença no tamanho da empresa, outra grande diferença está no segmento de atuação. É possível abrir empresas que atuam nos mais variados segmentos: tecnologia, prestação de serviços, comércio de vestuário, beleza e cosméticos, indústria de alimentos, produtos digitais, entre outros.

Cada segmento possui características particulares e um mercado mais ou menos saturado. Por essa razão o empreendedor deve ficar atento para encontrar as melhores oportunidades dentro das atividades que está disposto a executar.

Um profissional que deseja trabalhar no ramo alimentício pode optar por abrir uma padaria que atende os moradores do bairro, um restaurante de luxo que será referência na cidade, um delivery de comidas veganas ou um restaurante que oferece buffet ao meio-dia. São diversas as oportunidades dentro de um mesmo segmento.

O importante nesse momento é aliar as oportunidades do mercado com os seus gostos e aptidões. É assim que você encontrará o mercado ideal para abrir um negócio de sucesso.

Identifique se você tem o perfil da marca

O que não faltam são boas ideias de negócios para quem quer empreender, não é mesmo? Entre elas existe um grande destaque para as franquias – que permitem a abertura de uma empresa com uma marca que já possui credibilidade no mercado e utiliza um modelo de negócio de sucesso.

Entre as melhores franquias para investir em 2018 existem marcas que atuam em diferentes segmentos e possuem características particulares – com variação na complexidade do negócio, necessidade de investimento inicial e conhecimentos técnicos exigidos. Além disso, é preciso avaliar as condições de mercado de cada uma delas.

Para identificar se você possui o perfil da marca é possível realizar uma análise considerando uma série de fatores:

  • Identificação com a proposta da marca;
  • Afinidade com o nicho de atuação da empresa;
  • Habilidades técnicas requeridas do empreendedor;
  • Forma de atuação da empresa (atendimento presencial em horário comercial, entrega de produtos, atendimento de forma remota, entre outras);
  • Complexidade na gestão – incluindo o número de funcionários necessários e a forma como são estruturados os processos internos;
  • Valor necessário para o investimento inicial;
  • Tempo de retorno sobre o capital investido;

Abrir um negócio: o primeiro passo para a realização profissional

Para aqueles profissionais que possuem o perfil ideal para abrir um negócio, optar pelo segmento de franquias pode ser um excelente passo para alcançar o sucesso profissional. Procure conhecer as melhores redes de franchising que se encaixam com o seu perfil e inicie com o pé direito a sua jornada rumo ao sucesso.

Agora que você já sabe se tem o perfil ideal para abrir um negócio, que tal conhecer mais sobre o mercado de franquias no Brasil? Nós lhe convidamos a conhecer mais sobre esse mercado de sucesso e também a descobrir a Yes! Cosmetics, uma das franquias que mais cresce no Brasil.

Clique no botão abaixo e faça agora o download do nosso E-book sobre o mercado de franquias e conheça o modelo de franquia de sucesso da Yes! Cosmetics:

abrir um negócio Yes!

t

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *