Descubra por que uma empresa de cosméticos pode ser altamente rentável

empresa de cosméticos

Investir na abertura de uma empresa de cosméticos significa entrar em um dos segmentos que mais cresce no Brasil. Com bom desempenho mesmo em momento de crise, enquanto vários setores enfrentam dificuldades em manter a atenção dos seus consumidores, o mercado de cosméticos segue em crescimento.

Os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) colocam o Brasil como um dos países que mais consomem produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos – ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Dentro de um intervalo de 10 anos, o segmento de cosméticos alcançou um crescimento próximo a 11,4% ao ano, e o seu faturamento saltou de R$ 4,9 bilhões, em 1996, para R$ 42,6 bilhões em 2015.

Mas, o que explica todo o sucesso do setor de cosméticos? Neste artigo, entenderemos melhor por que investir em uma empresa de cosméticos pode ser altamente rentável. Confira agora!

Por que o mercado de cosmético é um bom negócio?

Investir em uma empresa de cosméticos pode ser uma ótima ideia por conta dos resultados obtidos pelo segmento. Esse é um dos mercados que mais cresce no Brasil e a tendência para os próximos anos é que continue obtendo resultados cada vez melhores. Veja alguns dados que ajudam a ilustrar esse cenário:

  • Segundo a ABIHPEC, nos últimos 10 anos o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos teve um crescimento de 10,5% e em 2016 o crescimento registrado foi de 4,8%.
  • 95% dos entrevistados pela ABIHPEC consideram produtos desse setor como importantes e fundamentais para a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
  • A projeção para o setor de cosméticos é de 10,2% ao ano até 2019, quando o mercado chegaria a R$ 107,3 bilhões. (Mintel Group)
  • De acordo com as projeções da Euromonitor International – empresa de pesquisa que entrega relatórios sobre o segmento de beleza em 80 países, o crescimento acumulado de 2015 a 2020 será de 14,3%, ou seja, de em média 2,7% ao ano.

Invista em um setor dinâmico e inovador

Mais do que alcançar bons resultados no presente, é importante que uma empresa consiga manter os seus clientes interessados em longo prazo, não é mesmo? Esse é um dos detalhes que merecem a atenção do empreendedor antes de abrir um negócio. Será que o mercado consumidor ainda será bom em alguns anos?

O mercado de cosméticos é um setor dinâmico e com inovações constantes – o que ajuda a aumentar as opções de produtos comercializados e a entregar mais valor ao cliente. Hoje, existem ofertas para os mais diferentes públicos.

Além disso, uma outra ótima notícia para quem deseja abrir uma empresa de cosméticos é o crescimento das vendas para o público masculino. Segundo os dados da Euromonitor International, o setor de beleza masculina movimentou cerca de R$ 19,6 bilhões em 2016. As estimativas afirmam que o setor continuará com expansão de 7,1% ao ano até 2019.

Trabalhe com produtos acessíveis

Um dos principais fatores responsáveis pelo alto crescimento do setor de cosméticos nos últimos anos é a acessibilidade dos produtos. Não são apenas os consumidores de classe alta que consomem esse segmento com frequência, e sim toda a população brasileira.

De acordo com a ABIHPEC, os cosméticos são cada vez mais consumidos pelas classes D e E em decorrência do aumento da renda dessa população. Além disso, a classe C também passou a ter um poder de compra mais elevado, passando a consumir produtos mais caros e sofisticados.

Faça parte de um mercado mundialmente conhecido e rentável

Já vimos que o Brasil está entre os países líderes no segmento de cosméticos, não é mesmo? Essa representatividade no cenário mundial é um dos indícios que apontam para a alta rentabilidade que o empreendedor pode obter ao abrir uma empresa de cosméticos.

O crescimento desse mercado no Brasil reflete uma mudança nos hábitos da população. Mais do que uma necessidade básica dos consumidores, a aquisição desses produtos mostra uma mudança demográfica, econômica e cultural que aconteceu no Brasil nos últimos anos.

Por conta disso tudo, o segmento de cosméticos tem uma representatividade cada vez maior na economia brasileira. No levantamento feito pela ABIHPEC, podemos observar a evolução do faturamento ex-factory (líquido de impostos sobre vendas) ao longo de 10 anos:

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Ainda segundo a ABIHPEC, os principais influenciadores para esses resultados foram:

  • Participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho.
  • Aumento da expectativa de vida.
  • Lançamento constante de produtos, atendendo cada vez mais as necessidades do mercado.
  • O aprimoramento da tecnologia utilizada e o crescimento da produtividade, favorecendo os valores ofertados.
  • O cuidado e o bem-estar como uma cultura que incentiva o público masculino a consumir os produtos do setor.

Empresa de cosméticos e franchising: uma combinação de sucesso

Para quem deseja abrir uma empresa de cosméticos, apostar em franchising pode ser uma ótima ideia. Assim, você pode entrar no segmento utilizando um modelo de negócio de sucesso de uma marca consolidada no mercado.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de cosméticos e perfumaria estão entre as que mais crescem no Brasil – alcançando valores que correspondem a 18% do faturamento do setor de franchising brasileiro.

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