Franquias do Brasil: saiba tudo sobre um dos mercados que mais cresce no país

franquias do Brasil

Você está buscando investir em um novo negócio? Então saiba que o mercado de franquias do Brasil é um dos que mais cresce atualmente.

O mercado brasileiro de franquias vem apresentando crescimento médio de 8% nos últimos três anos, mesmo com a recessão vivida pelo país no período. E a expectativa para 2018 é de um novo aumento entre 8% e 10% no faturamento. Para todos os empreendedores que estão em busca de oportunidades para investir, essa é uma ótima opção com alto potencial de retorno financeiro.

O sucesso desse setor se deve ao modelo de negócio pronto de organizações que já conquistaram o mercado, o que faz com que essas empresas levem esse modelo para outros locais. Ou seja, essas franquias já contam com uma marca de renome, um produto de qualidade, uma boa clientela e possuem todo o suporte da empresa franqueadora.

Por conta dessas características, as franquias são indicadas tanto para os empreendedores que se aventuram no primeiro negócio quanto para quem já é dono de outras empresas e deseja diversificar os seus investimentos. Afinal, as franquias possuem um valor de investimento inicial predefinido e uma boa estimativa do tempo de retorno do capital.

Neste artigo você poderá entender melhor todas as oportunidades geradas com o crescimento das franquias do Brasil. Confira!

O crescimento das franquias do Brasil no último ano

O que nos ajuda a compreender melhor o crescimento das franquias do Brasil são os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a instituição, no ano de 2017 a quantidade de unidades franqueadas ultrapassou os números de 2016 – chegando a 145 mil unidades espalhadas pelo Brasil.

Além disso, o número médio de unidades franqueadas por marca é de 50, o que representa um resultado de expressão e demonstra um grande amadurecimento do setor. Os impactos disso podem ser notados de diversas formas – desde o crescimento no faturamento até a geração de empregos.

O faturamento do segmento de franquias registrou um crescimento de 8% em 2017, atingindo 163 bilhões de reais. O resultado se mostra ainda mais positivo considerando os números da economia brasileira no mesmo período: PIB registrado em 1% e IPCA de 2,95%.

Parte dos bons resultados obtidos pelas franquias do Brasil acontece pelo trabalho interno das empresas, que investem pesado na geração de emprego, expansão das unidades e conhecimentos em tecnologia e inovação. Em 2017, foram mais de 1,2 milhão de trabalhadores empregados pelo setor.

Qual é a estimativa de crescimento para 2018?

Para o ano de 2018, a ABF projeta mais dados de crescimento estimulantes para as franquias do Brasil. Confira quais são as projeções:

  • Crescimento do faturamento entre 9% e 10%;
  • Aumento das unidades franqueadas em 3%;
  • Estabilidade para as redes de franquia do país;
  • Aumento na geração de emprego em 3%.

Quais são os segmentos de franquias que estão mais em alta?

Com um cenário tão positivo para as franquias do Brasil, o que não faltam são ótimos motivos para investir em uma franquia, não é mesmo? A grande dúvida que surge é: quais são as melhores franquias para investir em 2018?

Cada ano que passa, surgem novas alternativas em setores para se investir – principalmente por conta do alto desenvolvimento tecnológico e da tendência pela segmentação das atividades. Confira quais são os segmentos de destaque do estudo sobre as 50 maiores franquias do país, realizado pela ABF:

  • Alimentação;
  • Serviços automotivos;
  • Empresas que apostam em formatos diferentes de atuação – como quiosque, home based, loja virtual, entre outros;
  • Beleza, saúde e bem-estar.

Entre eles, destacam-se as franquias do segmento de beleza, saúde e bem-estar. O setor apresenta um crescimento de em torno 15% no faturamento de 2016 a 2017. Esses dados podem ser explicados pelo fato de que o mercado consumidor considera os produtos desse setor indispensáveis em suas vidas e dificilmente deixam de consumir – optando por deixar de lado outros gastos nos momentos de dificuldade financeira.

Inovação dos produtos e alta tecnologia

Um ponto muito importante para o crescimento do mercado de franquias no Brasil é o investimento das empresas na inovação de seus produtos. Com a rápida evolução da tecnologia, os clientes estão mais exigentes e esperam ser surpreendidos com produtos que conseguem suprir as suas necessidades da melhor forma possível.

Por isso, é uma ótima ideia investir em empresas que buscam qualidade dos produtos e alta tecnologia. O mercado cobra atualização constante e as franquias que conseguem aprimorar os seus produtos possuem um grande potencial de oferecer um retorno financeiro sólido.

Além disso, o marketing, a estética e o desenho dos produtos são outros fatores que recebem grande atenção das franquias de sucesso no mercado. Esses são pontos importantes a serem levados em conta na hora de escolher qual franquia você quer investir o seu capital.

A escolha dos melhores investimentos

Para investidores, o mercado de franquia está em alta e promete alta rentabilidade e retornos rápidos do dinheiro aplicado. Nesse momento, é importante dar atenção aos segmentos que mais crescem no país e que, mesmo em tempos de crise, conseguem se sobressair.

 

Gostou das informações sobre o crescimento das franquias do Brasil? Conheça agora a franquia que mais cresce no Brasil, a Yes! Cosmetics, e saiba como você pode abrir a sua própria franquia de sucesso. Clique abaixo e faça o download do nosso E-book gratuito. 

t

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *