Cuidados especiais com a pele no inverno

CASAL_ÁGUA.png

Beber bastante água, evitar banhos muito quentes e usar produtos que ajudam a manter a pele hidratada são alguns dos cuidados essenciais com a pele durante o inverno. Quando o clima está mais frio e seco, a tendência é que a pele também fique ressecada. Por isso, é preciso reforçar a hidratação.

Sobre a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente, a dermatologista Gleyce Fortaleza, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, indica uma média de 30 a 35 ml por quilo de peso. Ela destaca que, além do peso, outros fatores influenciam nessa conta. “É preciso ter uma noção do seu ritmo de vida”, explica.

CASAL_PELE.png

Atletas ou pessoas que praticam atividades físicas precisam beber mais água do que pessoas sedentárias. Quem vive em lugar quente precisa ingerir mais líquidos do que quem vive em lugar frio. Aqueles que costumam incluir frutas e legumes na alimentação diária precisam de menos água em comparação com quem prefere os alimentos salgados e processados.

Cuidado com o banho muito quente!

Banhos muito quentes também são contraindicados pela dermatologista. “Quanto mais longo e quente é o banho, mais ele retira a capa de gordura natural que existe na pele, causando um ressecamento”, esclarece a dra. Gleyce. O banho morno está liberado. Vale usar óleos de banho e loção hidratante após tirar o excesso de água com a toalha ao sair do banho.