Atividade física sem orientação pode ser prejudicial à saúde

Praticar atividades físicas regularmente é uma das principais recomendações dos profissionais de saúde às pessoas que buscam bem-estar e desejam levar uma vida saudável. Uma rotina de exercícios pode ajudar a prevenir doenças ou amenizar seus sintomas. No entanto, sem a orientação de um profissional de educação física, o praticante pode prejudicar a própria saúde.

4.png

De acordo com a educadora física e treinadora Joana Barros, os riscos para quem pratica exercícios sem orientação profissional são inúmeros, com destaque para o alto índice de lesões. “As pessoas que se exercitam sozinhas podem sofrer lesões que vão desde um simples estiramento muscular a outras mais graves que podem ser para o resto da vida”.

A treinadora conta que o vício postural é algo muito comum entre as pessoas que praticam atividade física sem um treinador habilitado. “Isso ocorre quando a pessoa faz o exercício errado e, sempre que vai executar o treino, repete o erro”, explica. As consequências vão desde danos para as articulações às constantes tensões no corpo, reduzindo a qualidade de vida do praticante.

3.png

Joana Barros alerta que os cuidados devem ser redobrados com as pessoas que estão retomando a atividade após um tempo parado ou quem está saindo do sedentarismo. “Normalmente são pessoas com baixa flexibilidade, maus hábitos alimentares e indisposição”, descreve. “O profissional deve estimular a flexibilidade, orientar na readaptação da postura e fazer um trabalho aeróbico para melhorar a resistência cardiorespiratória do aluno”, pontua a profissional.

 

Por que treinar com um profissional de educação física?

2.png

Motivação – O profissional de educação física é responsável, entre outros aspectos, por motivar o aluno a seguir com a rotina de exercícios, garantindo saúde e bem-estar.

Baixíssimo risco de lesões – Esse profissional vai garantir a execução perfeita dos exercícios, indicando a postura e a frequência corretas.

Treino personalizado – O treinador está apto a lidar com alunos que sofrem com histórico de lesão, hipertensão, diabetes e tantas outras doenças que restringem determinados exercícios.

Resultados com segurança – Sabendo dos seus objetivos e limitações, o profissional vai criar um treino personalizado, garantindo seu melhor desempenho e proporcionando resultados mais rápidos de forma segura.