8 atitudes para diminuir o risco do câncer de mama

Ao longo deste mês é realizada a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo informar sobre o câncer de mama, reforçando a importância do diagnóstico precoce e estimulando a prevenção da doença. Em apoio à causa, a Yes! Cosmetics vai doar 1% das vendas de todo o mês de outubro (unidades próprias e franqueadas) ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).

1 (2).png

Você sabia que pequenas atitudes diárias podem fazer a diferença e reduzir bastante o risco do câncer de mama? Conheça algumas delas:

1. Mantenha uma alimentação saudável;

2. Pratique atividades físicas;

3. Faça mamografia anual, a partir dos 40 anos de idade;

4. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo;

5. Vá ao médico regularmente;

6. Evite estresse e cuide de sua saúde emocional;

7. Amamente por, pelo menos, seis meses;

8. Converse com seu médico sobre o uso prolongado de anticoncepcionais e sobre a terapia de reposição hormonal.

 

Cuide-se hoje!

2.png

O câncer de mama é uma doença que surge quando células defeituosas da mama se multiplicam formando um tumor. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), atualmente o câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente entre mulheres no Brasil.

Estima-se que, somente em 2016, cerca de 60 mil pessoas tenham sido diagnosticadas com algum tipo de câncer de mama. Embora seja mais incomum, este tipo de câncer também pode atingir homens.

 

Diagnóstico precoce

2 (2).png

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. O rastreio precoce diminui mortalidade em cerca de 20% das mulheres com idade entre 50 e 69 anos, segundo o Inca.

Para que a doença seja detectada no início, é preciso que a mulher conheça o próprio corpo e faça o autoexame. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar uma vez ao ano a mamografia de rastreamento. Por meio desse exame é possível encontrar alterações suspeitas ainda no início.