5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Quando chega o fim do dia, você se desespera porque não conseguiu fazer tudo o que tinha planejado? Acredite, adotando hábitos simples você vai conseguir fazer mais tarefas gastando menos tempo.

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PRIORIZE AS TAREFAS MAIS IMPORTANTES

Identifique em sua lista de atividades para o dia de três a cinco de tarefas que sejam prioridades. Foque a sua energia nelas. Desta forma, você foca no que é mais importante, reduzindo as chances de se perder e acabar cumprindo menos tarefas do que se planejou.

ENVOLVA OS OUTROS

Delegar algumas tarefas secundárias a seus colaboradores ou familiares não é motivo para se envergonhar ou se sentir incapaz. Pelo contrário, desta forma você consegue ter mais tempo para participar de tarefas mais importantes (as suas prioridades) e ainda desenvolve o espírito de equipe.

CUIDADO COM AS DISTRAÇÕES

Nem sempre é possível se desligar 100% de e-mail e redes sociais, mas é importante ficar atento às distrações. Estabeleça horários para responder os e-mails e navegar nas redes sociais. Desative as notificações para que elas não o distraiam quando estiver executando as suas tarefas prioritárias.

SEJA CLARO

Defina de forma clara todos os objetivos das suas tarefas, para que a produtividade tenha sentido e todos os esforços sejam concentrados. Estabeleça os passos que você precisará realizar para finalizar a tarefa, pois você terá uma visão completa de tudo o que deverá ser feito.

BUSQUE INSPIRAÇÃO

Viver novas experiências auxilia – e muito! – o desenvolvimento do raciocínio e estimula a criatividade para buscar a solução de um problema. Continue aprendendo e experimentando novas alternativas. Inspire-se também nas experiências de outras pessoas e em cases de empresas e empresários de sucesso.