Quer empreender em 2018? Saiba como!

De acordo com especialistas, 2018 será o ano de investir. Impulsionado pela recuperação econômica, este ano se mostra promissor para os empreendedores. Se você quer começar o ano tirando seus planos do papel, a gente te dá algumas dicas.

 

1. Escolha um segmento promissor

A escolha do segmento é uma das decisões mais importantes para quem quer empreender. Analise o desempenho do segmento nos últimos cinco anos e procure saber suas tendências. Setores como higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentam crescimento mesmo em momentos de recessão econômica, sendo consideradas boas opções para os empreendedores.

2. Franchising é a melhor escolha

A Associação Brasileira de Franchinsing (ABF) projeta para o setor um crescimento entre 8% e 10% no faturamento em 2018, além de uma ampliação no número de unidades por volta de 5%. Outra vantagem de investir em uma franquia é que o modelo do negócio já está formatado e o franqueado conta com todo o suporte da franqueadora desde o projeto até a gestão da operação.

3. Escolha uma marca que você se identifique

Ao investir em uma franquia, é muito importante que você se identifique com a marca escolhida. A afinidade com a marca, os serviços e os produtos é o que vai fazer a diferença no sucesso do seu negócio. Experimente os serviços e produtos, visite os pontos de venda, converse com funcionários e outros franqueados. Desta forma, sua decisão será mais assertiva e suas chances de sucesso reais.

4. Prepare um Plano de Negócios

O planejamento é essencial para os empreendedores, tanto para organizar as ideias, como para ter uma visão mais completa do mercado, traçar estratégias e diminuir riscos do investimento, por exemplo. O Plano de Negócios é um documento que vai orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.

5. Mantenha o foco

Gerir um negócio requer tempo, energia, motivação, perseverança, disciplina e capacidade de trabalhar sob pressão, pois os resultados não são imediatos. E mais: a presença do dono durante todo o processo é o segredo do sucesso. Capacite bem a sua equipe, entenda os indicadores de gestão para acompanhar se o seu negócio está caminhando bem, consulte sempre o franqueador para que ele possa lhe orientar e cuide bem das finanças.

t

Deixe uma resposta