7 dicas essenciais de como abrir uma franquia e se tornar um franqueado de sucesso

Se você busca oportunidades de negócios para investir em 2018, o setor de franchising se mostra cada vez mais assertivo. O mercado de franquias vem crescendo nos últimos anos, e apresentando para quem busca abrir seu próprio negócio, um ótimo momento para investir. Mas, de fato, você sabe como abrir uma franquia?

Hoje as redes de franquia entregam modelos de negócio prontos com foco em segurança, fácil operação e rentabilidade. E, para chegar até o momento de abrir sua própria franquia, existe um caminho de relacionamento e conhecimento a percorrer junto com a franqueadora.

Se você tem interesse em saber como abrir uma franquia, confira as dicas exclusivas que separamos para esclarecer o caminho desde o primeiro contato até o momento de abrir a sua franquia de sucesso.

 

Estude o mercado

Comece pesquisando o mercado de franquias e seus índices. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse mercado prevê um crescimento de 10% para 2018. Porém, embora os números possam encantar, é importante não focar apenas no crescimento do setor e lucratividade. O franchising brasileiro apresenta diferentes segmentos e é preciso que você se identifique com algum deles antes de escolher abrir uma franquia.
Por isso, o ideal é separar alguns desses segmentos que você tem mais afinidade e pesquisar também seus índices, como:
– Qual a previsão de crescimento?
– Qual seu faturamento?
– Quais são as franquias desses setores que eu me identifiquei que se adequam a minha possibilidade de investimento?
– Qual o suporte e estrutura que a franquia oferece?
Tudo isso tem que ser decidido antes do seu primeiro contato com a franqueadora.
Depois de já ter as franquias escolhidas, você pode buscar apresentações on-line para conhecer mais sobre o modelo de negócio das suas opções. E, uma vez escolhida a franchise que você quer investir, é hora de se relacionar com a rede através de e-mail ou assinando sua newsletter, por exemplo.

Relacione-se com a franqueadora na hora de abrir uma franquia

Preencha o formulário de investidor onde você irá dizer mais sobre seu perfil e quanto dispõe para investir. Toda empresa franchise tem uma visão de mercado e um plano de expansão. Por isso, o local que onde você deseja abrir precisa ser aprovado pelo franqueador, afinal, seu objetivo precisa estar alinhado com o plano da empresa. Um outro ponto decisivo para a franqueadora é saber quanto você tem disponível para um investimento inicial.

Após preencher a sua ficha cadastral demonstrando seu interesse em abrir uma franquia da rede, a franqueadora vai entrar em contato com você por telefone ou por e-mail. Aproveite o contato direto para tirar todas as suas dúvidas. Não tenha medo de perguntar e pedir explicações, é completamente normal se preocupar e ter questionamentos sobre a visão da empresa, o retorno médio do investimento, o suporte para os franqueados e como, de fato, acontece a abertura do negócio.

Conheça os produtos da franquia escolhida

Saiba que antes de abrir um negócio, é importante vestir a camisa do que você está disposto a vender. Uma das principais etapas é conhecer a fundo o seu produto ou serviço, para saber ao certo qual experiência seus clientes têm com o seu negócio e, de fato, o que você deseja entregar para eles.

Além disso, ao optar por uma franquia, você precisa estar disposto a crescer junto com a rede e isso requer bastante empenho e, principalmente, afinidade com o produto ou serviço.

Se houver um ponto da empresa que você está interessado perto de você, vá até lá como cliente e viva essa experiência, conhecendo os produtos, o ambiente, o tipo de atendimento e sentindo se você realmente gostaria de ter uma unidade como essa.

Caso não haja uma nenhum ponto da franquia próximo, você pode solicitar amostra dos produtos à empresa para poder testá-los antes de avançar com a sua negociação.

Encontre-se com a franqueadora

Antes de fechar negócio, você terá uma reunião com a diretoria da rede da franchise. Esse é o momento ideal para tirar suas últimas dúvidas e acertar os detalhes fiscais do seu negócio, além de ser a situação perfeita para conversar pessoalmente com sua franqueadora. Aproveite para perguntar sobre metas, indicadores, suporte da franqueadora e outros possíveis pontos que irão influenciar no seu investimento.

Uma grande vantagem de se abrir uma franquia é que o modelo de negócio já vem pronto e formatado, com total suporte da franqueadora para seu desenvolvimento. Você deverá ficar atento ao cumprimento das  metas e indicadores de crescimento, que serão trabalhados com o suporte da franqueadora.

ATENÇÃO PARA A COF

Após a reunião com a diretoria, você receberá a aprovação do seu perfil e começará a fase de negociação. Nesse momento, é preciso estar atento à documentação necessária para assinar o contrato da sua franquia. Um desses documentos é a Circular de Oferta de Franquia, ou a famosa “COF”.

Mediante a regularização proposta na Lei de Franquia de 1994, esse documento garante direitos e deveres entre a empresa e o franqueado. Nele devem constar obrigatoriamente e de forma clara informações essenciais para avaliar detalhadamente o negócio.

Constam informações como a saúde financeira atual do negócio, contatos de todos os outros franqueados, especificações quanto aos valores para aquisição, implantação e entrada na operação, bem como o total estimado para instalações, equipamentos e estoque inicial.

Além disso, taxas periódicas e outras eventuais cobranças devem ser previamente listadas e justificadas, como aluguel de equipamentos ou ponto comercial.

O documento também não pode deixar de lado a listagem de possíveis pendências judiciais que poderiam impossibilitar o funcionamento da franquia. Também existe a necessidade de detalhar as atividades que você, como franqueado, deverá desempenhar.

Depois de receber a COF, você tem direito a 10 dias garantidos por lei para avaliar tudo isso com calma. O ideal é que você contrate um advogado ou um consultor especializado em franchising para avaliar esse documento com você. Outra dica é conversar com os franqueados da rede para tirar suas possíveis dúvidas sobre todo o processo de abrir uma franquia.

INVISTA NO SEU NEGÓCIO DE SUCESSO

Começar um novo negócio é desafiador, por isso dedicação é fundamental. Portanto, tenha certeza que você tem todos os requisitos necessários para abrir sua franquia de sucesso.

Certifique-se de que a sua franquia precisará do seu empenho para poder se desenvolver. A franqueadora te dará todo o suporte para seu desenvolvimento, porém é imprescindível que você acompanhe de perto o crescimento do seu negócio, dominando bem o conhecimento dos seus produtos e da gestão da franquia.

Parte do suporte da franqueadora é um treinamento e consultoria de gestão, e esse passo é relevante pois antes de abrir uma franquia, é preciso formar uma equipe de vendas e, nesse caso, é você que deve fazê-lo.

Portanto, depois de assinar seu contrato, é hora de se empenhar e dar o gás para que seu negócio se torne uma franquia de sucesso!

Dê o passo para seu sucesso

Abrir uma franquia é uma ótima oportunidade para quem está em busca de um negócio de sucesso. Elas apresentam modelos de negócio prontos com todo o suporte necessário para o crescimento dos seus franqueados. Além da facilidade de começar um investimento com uma marca que já é reconhecida no mercado.

t

Deixe uma resposta