Esfoliar a pele: 5 dicas para eliminar as impurezas e manter a pele lisinha

Esfoliar a pele-yes-cosmetics

Você costuma esfoliar a pele? Saiba que a esfoliação é uma das etapas mais importantes da rotina de beleza da pele, pois além de eliminar as células mortas, também recupera sua luminosidade natural. Mas, é preciso estar atenta a alguns devidos cuidados.

Por isso, mesmo sabendo que o tratamento pode ser benéfico para sua pele, é importante saber qual a periodicidade que deve ser feito, assim como a melhor maneira de aplicação. Separamos 5 dicas para ajudá-la a tirar algumas dúvidas sobre esfoliar a pele, continue no artigo a seguir!

1) Entenda por que esfoliar a pele do rosto é diferente da pele do corpo

Esfoliar a pele-yes-cosmetics-6

Você já deve ter percebido que a textura da pele do seu rosto é mais delicada e fina que a pele do seu corpo, e é exatamente por esse motivo que você deve realizar esfoliações diferentes.

Os esfoliantes faciais costumam conter partículas de tamanho pequeno, redondos, que respeitam a sensibilidade da pele, promovendo sua higienização sem agredir o tecido cutâneo.

Lembre do cuidado com seus olhos! Aplique o esfoliante com a ponta dos dedos em movimentos circulares e não se aproxime muito dos seus olhos ou machucados na pele, como uma espinha aberta, por exemplo.

Já os esfoliantes corporais possuem partículas maiores em sabonetes mais cremosos ou óleos naturais que melhoram a aplicação em todo o corpo. Alguns cuidados devem ser tomados em sua aplicação: evite as áreas mais sensíveis como o colo e os seios, e não aplique o esfoliante em machucados abertos.

2) Respeite o tempo da sua pele respirar

Esfoliar a pele-yes-cosmetics-5

A esfoliação é muito importante para eliminar as impurezas do dia a dia, mas, atenção, não é por isso que devemos esfoliar a pele diariamente! Você deve respeitar a sensibilidade da pele, pois ela leva um certo tempo para absorver todos os ativos do produto esfoliante que vão promover uma limpeza mais profunda.

Se você possui pele seca, o recomendado é esfoliar apenas uma vez por semana, mas se o seu caso é de pele oleosa, até duas vezes é uma boa periodicidade para sua limpeza semanal.

Lembre-se que a aplicação exagerada do esfoliante pode provocar coceira, vermelhidão e irritabilidade, sem falar no efeito rebote, provocando ainda mais a produção da oleosidade na sua pele.

3) Escolha o produto certo para seu tipo de pele

Esfoliar a pele-yes-cosmetics-4

Agora que você já sabe como aplicar o esfoliante de maneira correta, você precisa escolher o produto ideal para o seu tipo de pele. Alguns produtos do mercado contam com ingredientes que são adicionados em sua formulação, especialmente para determinados tipos de pele.

Por isso, se você possui pele mais oleosa, procure pelos esfoliantes com extratos de algas marinhas que são ricos em oligoelementos e sais minerais, nutrindo e hidratando a pele. Porém, se sua pele é seca com aspectos ressecados, dê preferências aos componentes hidratantes ou óleos, por exemplo.

Outra dica válida é escolher por produtos compostos por água termal, uma vez que ela tem ação antifadiga e um alto poder nutritivo, deixando sua pele mais limpa, tonificada e hidratada todos os dias.

Se você possui acne, certifique-se de estar usando produtos esfoliantes especiais com função anti-acne, e realize sua aplicação com movimentos circulares bem suaves, sem friccionar a pele. O cuidado com machucados continua valendo, então, se você tiver com alguma inflamação na pele ou espinhas mal-cicatrizadas, a dica é evitar a esfoliação até que eles estejam curados.

4) Nunca esfolie a pele após depilação

Esfoliar a pele-yes-cosmetics-3

A renovação celular que ocorre durante a esfoliação deixa sua pele mais exposta e sensível, por isso, o procedimento deve ser reservado para momentos em que a pele não esteja sobre estresse ou possa sofrer danos maiores.

A regra principal na hora de esfoliar a pele é não fazer o procedimento nos dias após depilação, peeling ou qualquer tratamento mais invasivo que tenha sido realizado na sua pele.

Outra recomendação é evitar longa exposição ao sol após a esfoliação, uma vez que os raios solares podem danificar a pele sensível, causando manchas e queimaduras.

5) Mantenha sua pele sempre hidratada

Esfoliar a pele-yes-cosmetics-2

A hidratação pós-esfoliação é muito importante, seja qual for o seu tipo de pele, para repor os nutrientes.

Então, antes de começar o processo, separe um hidratante facial especial para o seu tipo de pele: os hidratantes em gel e matificantes são indicados para pele oleosa, enquanto os mais cremosos são perfeitos para pele seca ou normal.

O uso do hidratante vai ajudar a sua pele a se proteger de agentes externos ao mesmo tempo que suaviza qualquer irritação excessiva que a esfoliação pode ter causado em sua pele.

Escolha os melhores produtos para uma pele saudável

Esfoliar a pele-yes-cosmetics-1

Quando o assunto é a nossa pele, todo o cuidado é necessário! Por isso, atente às opções que estão no mercado e entenda em qual situação você se encaixa, assim, você poderá escolher o produto certo para uma pele cada dia mais limpa e bela. Afinal, é preciso uma atenção dobrada para nossa pele já que essa é o maior órgão do nosso corpo!

Certifique-se de estar realizando os procedimentos de maneira correta, escolhendo produtos de qualidade e respeitando as características do seu tipo de pele, assim como suas particularidades.

 

Conheça a linha H2O da Yes! com água termal e algas marinhas para uma pele mais saudável e linda a cada dia. Clique aqui e saiba mais em nosso catálogo!

t

Deixe uma resposta