Saiba o que você deve avaliar em uma franquia de cosméticos e perfumaria antes de investir

Se você deseja abrir um novo negócio que seja lucrativo, precisa ficar atento ao segmento de franquias de cosméticos e perfumaria. Hoje, esse é um dos segmentos que mais crescem dentro do mercado de franquias.

E, para investir certo, você precisa analisar também tudo que as franquias deste segmento oferecem para o franqueado abrir um negócio de sucesso.

É muito importante que você se identifique com o ramo que vai escolher, por isso a necessidade de pesquisar tudo sobre o mercado. Confira abaixo o que avaliar antes de investir em uma franquia de cosméticos e perfumaria.

Fique atento ao desenvolvimento do setor

franquia de cosméticos e perfumaria_yes_8

Se você optar por abrir uma franquia de cosméticos e perfumaria no Brasil, vai entrar com a vantagem de operar no 4º maior mercado do mundo. Apenas a China, Estados Unidos e Japão superam os 10% que o Brasil detém do consumo mundial de cosméticos.

Além disso, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Abihpec), os brasileiros gastam em média 2% de sua renda mensal em cosméticos, perfumaria e produtos de higiene em geral. Esse fator é o que especialistas apontam como justificativa para o setor manter certa resistência mesmo em tempos de crise econômica.

Não que o setor tenha ficado imune à retração durante os últimos anos, mas se manteve firme apesar disso. Sem falar que o mercado de perfumaria e cosméticos garante resposta imediata à melhora, uma vantagem para investidores como você, que buscam abrir seu próprio negócio nesse momento de recuperação da crise.

Saiba se o valor do investimento cabe no seu bolso

franquia de cosméticos e perfumaria_yes_7

É importante estar atento às oportunidades de negócio que cabem, de fato, no seu bolso.

Programe-se financeiramente, através de uma boa análise das suas finanças, defina quanto você está disposto a investir no seu novo negócio, sem que isso lhe cause prejuízos.

Existem franquias de cosméticos e perfumaria que equilibram baixo valor de investimento e retorno rápido. Algumas franquias inovaram na própria estrutura de negócio, oferecendo quiosques ao invés de lojas, o que diminui os custos iniciais e favorece o retorno ágil.

Analise o prazo mínimo de retorno do investimento

franquia de cosméticos e perfumaria_yes_6

Investir no setor de franchising tornou-se uma ótima opção para empreendedores porque elas apresentam um modelo de negócio bem consolidado e com o suporte que o franqueado precisa para se desenvolver.

No modelo de negócio, você poderá ver todos os objetivos da marca para a franquia e como ela poderá te ajudar a crescer e se desenvolver até tornar-se um franqueado de sucesso. Por isso, é indicado que você converse com outros franqueados da rede a fim de entender melhor sobre o processo de implantação e expansão.

As franquias de cosméticos e perfumaria que oferecem a possibilidade de retorno do investimento dentro de 2 anos tornam-se muito atraentes, pois é um tempo curto comparado a outros tipos de negócios.

Verifique a qualidade dos produtos

franquia de cosméticos e perfumaria_yes_5

Certamente é preciso se identificar com seu novo negócio, então é importante que você conheça e aprove os produtos da marca que você escolheu para investir. Teste os produtos, conheça as linhas de cosméticos, as essências dos perfumes, cheque a atratividade das embalagens e das campanhas promocionais.

Você precisa ter confiança na qualidade do produto, para isso, vale também procurar saber quais tipos de tecnologia são utilizadas para a produção dos cosméticos e se a empresa realiza ou não realiza testes em animais.

A inovação dos produtos e linhas também conta pontos para um negócio que tem visão de mercado e pretende continuar crescendo. É sempre bom ver o empenho de uma marca em se desenvolver ainda mais e a sua vontade de crescer junto com seus franqueados.

Leve em consideração a experiência da empresa

franquia de cosméticos e perfumaria_yes_4

Você precisa atentar para alguns detalhes que importam bastante para gerir um novo negócio no setor de franquias. É essencial que sua franqueadora tenha know-how e notoriedade no segmento para que você aproveite de um plano de negócios já consolidado e com fortes indicativos de sucesso.

Por isso é tão importante verificar o suporte que a marca é capaz de oferecer para seus franqueados. Você precisa analisar o suporte garantido no contrato de franquia, como consultoria para escolha do seu ponto, treinamento para gestão, fornecedores e as ações de marketing da empresa, bem como o próprio plano de negócio.

Observe a expansão da rede

franquia de cosméticos e perfumaria_yes_3

Nenhuma rede de franquia de cosméticos e perfumaria é capaz de expandir sem que esteja sendo lucrativa para seus franqueados. Além disso, toda franqueadora estuda muito bem o mercado para elaborar seu plano de expansão.

E, para atingir seu objetivo, a franchise deve orientar seus franqueados sobre os melhores pontos de venda e sobre o comportamento do mercado consumidor. Converse com algum consultor da rede a fim de saber mais sobre seu plano de expansão e se o local onde você deseja abrir sua franquia está contemplado neste plano. Dessa forma, você saberá se seus objetivos são compatíveis com o da empresa e terá mais segurança para fazer seu investimento na franquia de cosméticos e perfumaria escolhida.

Entenda como é abrir uma franquia

franquia de cosméticos e perfumaria_yes_2

Converse com quem já possui uma franquia de cosméticos e perfumaria para saber os pontos fortes do negócio e os desafios. O importante é que você se veja no lugar do dono de um negócio nesse setor e vista a camisa da sua franquia.

Também é bom visitar um ponto de vendas da rede na sua cidade para conhecer a estrutura do local e pensar se faz sentido pra você ser dono de um negócio semelhante.

Você também deve questionar os franqueados sobre a operação da franquia e, não menos importante, sobre o contrato que foi firmado junto com a rede. Lembre-se que quando você está perto de fechar o contrato com uma rede de franquias, você deve analisar bem a Circular de Oferta de Franquia (COF).

 

Analise antes de escolher a franqueadora

franquia de cosméticos e perfumaria_yes_1

Na hora de investir em um novo negócio, é preciso alinhar suas expectativas às reais possibilidades de investimento. O benefício de ir em busca de franquias de cosméticos e perfumaria é que o setor está em crescimento, além de contar com um mercado bem consolidado, o que possibilita análises mais claras sobre o negócio.

Assim, é importante que você aproveite essa vantagem para analisar cuidadosamente todos os tópicos e conseguir escolher a empresa ideal para ser sua franqueadora. Tenha sempre em mente que escolher a franquia alinhada com seu objetivo é muito importante para o futuro do seu negócio.

t

Deixe uma resposta