Franquias do Brasil: saiba tudo sobre um dos mercados que mais cresce no país

franquias do Brasil

Você está buscando investir em um novo negócio? Então saiba que o mercado de franquias do Brasil está super aquecido e se mostra uma boa oportunidade para quem deseja abrir seu próprio negócio ou diversificar seus investimentos.

O setor de franquias vem apresentando crescimento médio de 8% nos últimos três anos, mesmo com a recessão vivida pelo país no período. E a expectativa para 2018 é um aumento entre 8% e 10% no faturamento. Para todos os empreendedores que estão em busca de oportunidades para investir, esse setor oferece ótimas opções de franquias com alto potencial de retorno financeiro.

O sucesso das franquias do Brasil se deve ao modelo de negócio pronto de empresas que já conquistaram o mercado. Nesse caso, ela cria um negócio já pronto e investe na sua expansão. Ou seja, essas franquias já contam com uma marca de renome, conhecida pelo público, com produtos de qualidade e um suporte completo para quem deseja investir.

E se você se encaixa tanto no perfil de investidor ou perfil de empreendedor que deseja abrir seu próprio negócio, veja a seguir informações interessantes sobre o setor de franchising brasileiro e quais são suas previsões para o 2018.

Neste artigo, você poderá entender melhor todas as oportunidades geradas com o crescimento das franquias do Brasil. Confira agora!

Confira os números das franquias do Brasil no último ano e projeções para 2018

Se tomamos como base os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o crescimento do setor de franquias no país, em 2017, a quantidade de unidades franqueadas ultrapassou os números do ano anterior – chegando a 146 mil unidades espalhadas pelo Brasil. Além disso, o número médio de unidades franqueadas por marca é de 50, o que representa um resultado de expressão e demonstra um forte investimento da área de expansão para franquias.

Ainda sobre 2017, o mercado de franquias do Brasil atingiu o aumento de 8% no seu faturamento comparado ao ano anterior, fechando o ano com o valor de R$163 bilhões de reais.

A instituição também divulgou as análises para o primeiro trimestre de 2018, e comparado ao mesmo período de 2017, o setor de franquias apresentou um aumento de 5,1%. E ainda para 2018, há a previsão de que o número de unidades abertas aumente em 3% comparado ao ano anterior.

Parte dos bons resultados obtidos pelas franquias do Brasil acontece pelo trabalho interno das empresas, que investem na geração de emprego, expansão das unidades e conhecimentos em tecnologia e inovação. Para 2018, o setor de franquias também prevê um aumento de 3% na taxa de geração de empregos comparado ao ano anterior, que fechou 2017 com 1,2 milhão de trabalhadores empregados pelo setor.

Para o ano de 2018, a ABF projeta mais dados de crescimento estimulantes para as franquias do Brasil. Confira quais são as projeções:

  • Crescimento do faturamento entre 9% e 10%;
  • Aumento das unidades franqueadas em 3%;
  • Estabilidade para as redes de franquia do país;
  • Aumento na geração de emprego em 3%.

Mas, essas projeções são explicadas em consequência a alguns fatores que vão influenciar diretamente o poder de compra tanto do consumidor, quanto a volta da confiança do empreendedor no mercado. São esses os fatores: baixa inflação, queda da taxa básica de juros da economia (Selic) e retomada do crescimento do varejo e da atividade industrial.

Quais são os segmentos do franchising brasileiro que são tendência no mercado

Com um cenário tão positivo para as franquias do Brasil, o que não faltam são ótimos motivos para investir em uma franquia, não é mesmo? A grande dúvida que surge é: quais são as melhores franquias para investir em 2018?

Cada ano que passa, existem novas alternativas em setores para se investir – principalmente por conta do alto desenvolvimento tecnológico e da tendência pela segmentação das atividades. Para lhe ajudar a conhecer um pouco mais sobre alguns setores que investem em franchising, veja quais são os segmentos de destaque do estudo sobre as 50 maiores franquias do país, realizado pela ABF:

  • Segmento de alimentação;
  • Serviços automotivos;
  • Empresas que apostam em formatos diferentes de atuação – como quiosque, home based, loja virtual, entre outros;
  • Beleza, saúde e bem-estar.

Vale levar em conta que, além de ter um planejamento pronto sobre o funcionamento da franchise, a empresa também pode apresentar diferentes opções de formatos de negócio e localizações para implementação do mesmo. Ou seja, você pode ter a oportunidade de escolher entre quiosque ou loja e também a possibilidade de fixar seu negócio em outras localidades (desde que ela esteja dentro do planejamento da empresa franqueadora).

Um dos segmentos que se destaca entre franquias de sucesso no Brasil, está o de beleza, saúde e bem-estar. O setor apresentou um crescimento de em torno 15% no faturamento de 2016 a 2017. Esses dados podem ser explicados pelo fato de que o Brasil é um dos principais consumidores de produtos do setor de cosméticos, ocupando a quarta posição do mercado mundial atrás apenas dos EUA, China e Japão.

Inovação dos produtos e alta tecnologia

Um ponto muito importante para o crescimento do mercado de franquias do Brasil é o investimento das empresas na inovação de seus produtos. Com a rápida evolução da tecnologia, os clientes estão mais exigentes e esperam ser surpreendidos com produtos que conseguem suprir as suas necessidades da melhor forma possível.

Por isso, é uma ótima ideia investir em empresas que buscam qualidade dos produtos e alta tecnologia. Devido à experiência e exigência dos consumidores, é preciso que o mercado se adapte, mantendo-se atualizado nas tendências do setor. Desse modo, as franquias que conseguem aprimorar os seus produtos possuem um grande potencial de oferecer um retorno financeiro sólido para seus franqueados, garantindo também o sucesso do mesmo com seu próprio negócio.

Além disso, o marketing, a estética e o desenho dos produtos são outros fatores que recebem grande atenção das franquias de sucesso no mercado. Esses são pontos importantes a serem levados em conta na hora de escolher qual franquia você quer investir o seu capital. Outro ponto essencial, é analisar se a franquia oferece o suporte necessário para o desenvolvimento do seu negócio.

A escolha dos melhores investimentos

Para investidores, o mercado de franquia está em alta e promete alta rentabilidade e retornos rápidos do dinheiro aplicado. E para quem quer abrir seu próprio negócio, o setor de franquias oferece oportunidades de negócios ideais para você se desenvolver e alavancar a sua carreira como empreendedor. Portanto, pesquise bem quais segmentos mais lhe interessam, como anda o mercado e quais empresas oferecem o cenário certo para o seu sucesso.

 

Gostou das informações sobre o crescimento das franquias do Brasil? Conheça agora uma das franquias que mais cresce no Brasil, a Yes! Cosmetics, e saiba como você pode abrir a sua própria franquia de sucesso. Clique abaixo e faça o download do nosso eBook gratuito. 

t

Deixe uma resposta