Franquias para cidades pequenas: saiba como prosperar com uma franquia no interior

franquias para cidades pequenas_yes cosmetics

Você mora no interior, quer investir no seu próprio negócio, mas ainda não encontrou a oportunidade certa? Saiba que as redes franqueadoras estão procurando investir em lugares com potencial, e cidades fora do eixo das grandes capitais se tornaram muito atrativas nos últimos anos. As franquias para cidades pequenas são uma boa opção para quem busca investir em um negócio próprio na sua cidade, ou até mesmo para os investidores que buscam por uma nova oportunidade longe das grandes metrópoles.

No Brasil, o setor de franchising tem passado pela chamada “interiorização do setor”, já que a concorrência mais acirrada dos centros urbanos, assim como a escassez de locais para o ponto de venda, vem atraindo novos investimentos em franquias para cidades pequenas.

Para entender porque vale a pena investir nesse negócio, preparamos um artigo cheio de informações valiosas sobre o mercado e suas oportunidades! Continue sua leitura e descubra dicas essenciais para investir.

Entenda o crescimento do mercado de franquias em 2019

Que tal alguns números para você entender como foi o crescimento do mercado de franquias no primeiro semestre de 2019? 

Em comparação com o ano passado, 2019 já apresenta números que comprovam o crescimento e faturamento positivo para o mercado de franquias. A melhora nos índices de confiança, assim como a retomada da expansão e os novos investimentos em inovação foram responsáveis por registrar um aumento de 6,4% no faturamento do setor.

Com os dados que podemos recolher da ABF, Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias brasileiro tem 3 novas unidades abertas por hora no segundo trimestre de 2019. Quando comparamos os números com esse mesmo período do ano anterior, já podemos notar uma diferença no saldo referente a relação entre as lojas abertas e fechadas.

Você sabia que investir em franquias também contribui para o crescimento econômico do país? Em 2018, a retomada da expansão do setor de franchising foi responsável por gerar quase 1,3 milhões de novas vagas de emprego com contratos intermitentes e temporários. O segundo trimestre de 2019 registrou um aumento de 10% nos números de empregos gerados em relação ao segundo trimestre de 2018.

A variação de faturamento por segmento pode te ajudar a entender melhor quais são os setores que têm mais probabilidade de crescimento. Para isso, é importante saber que o setor de saúde, beleza e bem-estar registra um dos maiores faturamentos, e a expectativa é de que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.

Saiba os benefícios de investir em cidades pequenas

Os benefícios de investir em franquias para cidades pequenas são vários e entendê-los melhor vai te ajudar no momento de pesquisar para investir.

A principal vantagem é a concorrência reduzida, afinal, nas cidades pequenas o mercado ainda não é tão disputado, e assim, os franqueados tem mais espaço para crescer e atender à demanda dos consumidores locais e do entorno da sua região.

Outra vantagem de abrir na sua própria cidade é que o empresário garante um contato maior com os seus consumidores, já que o público já é seu conhecido, o que facilita bastante a aproximação com o cliente. 

Normalmente, os custos de operação das franquias para cidades pequenas são menores que os dos centros urbanos, isso porque as franqueadoras costumam conseguir taxas mais acessíveis para os municípios menores, e os custos fixos, como o aluguel, por exemplo, são mais baratos que os das capitais.

Vale lembrar que algumas redes de franquias oferecem modelos de investimento mais compactos, que se adaptam melhor ao perfil do empresário. Esses modelos são mais simples, com menos exigências em relação à equipe e fornecedores, se adequando às condições das pequenas cidades .

Entenda os cuidados a serem analisados

No momento de escolher a rede, é importante estudar bem a necessidade dos clientes da região em relação ao produto ou serviço que você pretende comercializar, afinal, o negócio só dará certo se o público do local tiver interesse no que você está disposto a vender.

O mercado de cosméticos, por exemplo, é uma boa opção para qualquer cidade, já que é muito procurado pelos brasileiros que não costumam abrir mão dos cuidados diários com beleza. O consumidor brasileiro gasta em média 2% de sua renda mensal em cosméticos, perfumaria e produtos de higiene, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Abihpec). 

Além do mais, o Brasil também detém 10% do consumo mundial de cosméticos, sendo superado apenas pela China, Estados Unidos e Japão. Entendeu porque investir no 4º maior mercado do mundo pode ser uma boa ideia na hora de escolher investir em franquias para cidades pequenas?

Além de ter essas informações em mente, é importante analisar o potencial para consumo dos produtos entre seus possíveis consumidores, pois caso os clientes da sua região não costumem gastar o valor equivalente aos seus produtos, certamente você não terá o sucesso que almeja.

De acordo com esse estudo da Abihpec, talvez a melhor opção para os seus caso seja investir em uma marca que entrega produtos de qualidade, mas com valores mais acessíveis.

A escolha do ponto é fundamental

O ponto de venda que você escolher para fixar o seu negócio é um detalhe muito importante para o seu sucesso, afinal, as cidades pequenas costumam concentrar o fluxo de consumidores em locais específicos. Outro ponto importante é procurar saber se a marca escolhida oferece um modelo de negócio que se adapte a sua cidade ou à cidade que você pretende abrir o negócio.

Essas medidas são específicas para o seu caso e vão ser decisivas para o sucesso ou fracasso a sua franquia, por isso, vale a pena garantir uma atenção especial nesses dois pontos.

Consulte outras opiniões

Nada melhor do que receber conselhos de quem já passou pelas etapas iniciais, não é mesmo? Então procure conversar com os investidores que já tenham uma franquia da marca e, se possível, peça um feedback sobre o investimento.

Pergunte sobre os pontos positivos e negativos, assim com as principais dificuldades enfrentadas, dessa maneira você já vai estar atento para os principais argumentos na hora de negociar o seu investimento com a franqueadora.

A Yes! é uma ótima opção para cidades pequenas

Abrir uma franquia é uma ótima oportunidade para quem está interessado em investir em franquias para cidades pequenas.

A Yes! Cosmetics foi considerada uma das melhores franquias para 2018, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franquias) e está otimista para o seu crescimento em 2019. Por isso a presença da Yes! Cosmetics na ABF Expo 2019 foi um sucesso!

A rede de franchising da Yes! oferece modelo de negócio inovador e rentável, com oportunidades em cidades a partir de 100 mil habitantes, além de modelos de franquia adaptados para o perfil do cliente, com quiosque e lojas, fazendo da marca uma ótima opção de investimento para cidades pequenas.

 

Clique aqui e saiba mais informações sobre as franquias Yes! e como você pode dar o primeiro passo para se tornar um franqueado de sucesso.

t

Deixe uma resposta