Negócios para investir: conheça os 3 segmentos mais lucrativos

Negócios para investir

Você está em busca de bons negócios para investir o seu dinheiro? A escolha por setores mais rentáveis é um grande desafio para muitos investidores.

Mesmo com a crise econômica que o Brasil sofreu em 2015, o que causou uma retração de 3,8% na economia em 2015, segundo o IBGE, desde de 2017 o país começou a recuperar o crescimento e as perspectivas são positivas para hoje e próximos anos.

Um ponto positivo desse momento de crise é que cresceu em muitos a vontade de empreender. Se você tem uma boa quantia de dinheiro guardada pode se planejar para investir em uma nova fonte de renda. Porém, seja qual for a sua situação, você deve ficar atento para aproveitar a oportunidade de forma assertiva.

Dentre as melhores ideias de negócios para investir em 2018, três segmentos destacam-se pela alta lucratividade: franquias, mercado financeiro e mercado imobiliário. Cada um deles possui características bem diferentes que podem impactar na sua decisão.

Neste artigo, veremos quais são os segmentos mais lucrativos quando o assunto é negócios para investir. Confira agora!

Os melhores negócios para investir

Mercado imobiliário

O mercado imobiliário possui um lugar garantido entre os melhores negócios para investir por conta da segurança que transmite ao investidor. Diferente do mercado financeiro, investir em imóveis é investir em bens físicos que dificilmente perdem o valor e podem ser passados de geração para geração.

E as notícias são boas para o ano de 2018. O Banco Central diminuiu para 6,5% a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic. Essa medida irá repercutir na possibilidade de gerar créditos mais baratos para o financiamento do imóvel. Por isso, o cenário vai ficar mais favorável para a aquisição de imóveis – principalmente para investimentos em lojas ou salas comerciais.

Se você optar pelo setor de imóveis entre as opções de negócios para investir, deve ter em mente que não é bom congelar todo seu dinheiro em um único imóvel, a não ser que você tenha uma boa reserva monetária.

Busque sempre por imóveis com potencial de valorização! Normalmente, os imóveis ideais estão numa localidade em processo de urbanização, como em cidades com potencial de crescimento vizinhas às capitais.

Outra dica é comprar terrenos e construir casas, principalmente em áreas populares para passar férias. Lembre-se que não é só de apartamentos para morar que sobrevive o mercado imobiliário. As salas comerciais, flats, lojas e galpões podem ser ótimos negócios para investir.

Sempre procure de forma estratégica onde colocar seu dinheiro. O mercado imobiliário pode ser uma boa opção entre os negócios para investir, mas também exige que você acerte na escolha do imóvel e no potencial de valorização agregado para não encontrar dificuldades em recuperar a quantia investida.

Além de que é um mercado que sofre grande impacto com as mudanças políticas e econômicas do país. Em 2013, auge do mercado imobiliário, o setor obteve recorde com R$ 109,2 bilhões em financiamentos.

Porém, em 2015, época de baixa na economia brasileira e consequentemente aumento das taxas de juros, os financiamentos para imóveis chegaram a R$ 75,6 bilhões, de acordo com a ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), com queda de 33% comparado ao ano anterior.

Franquias

As franquias representam uma ótima oportunidade para quem deseja uma boa rentabilidade ao empreender. O que não faltam são alternativas de franquias de sucesso de diferentes segmentos, portes, complexidade e valor de investimento.

O segmento de franquias deve apresentar um bom crescimento no ano de 2018. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse é um dos setores que mais cresce no país. De acordo com a ABF, deve acontecer um crescimento de 9% a 10% no faturamento do setor em 2018 e 3% no número de unidades de franquias ativas.

São diversas as atividades que ganham destaque quando falamos sobre franquias: tecnologia, alimentação, serviço, estética, cosméticos, moda, pet shops, entre outras. Conhecer quais são os nichos de negócios para investir mais em alta pode garantir um retorno sobre o investimento ainda mais rápido e sólido.

Um setor que está aquecido é o de beleza, saúde e bem-estar. Nesse segmento, além de ser composto por produtos ditos essenciais para os consumidores brasileiros, o mercado também obteve um aumento de 15% de 2016 a 2017, mostrando-se muito atrativo para investimentos.

Segundo a Euromonitor, o mercado brasileiro arrecada anualmente cerca de 32 milhões de dólares em produtos de beleza. Nos últimos cinco anos, esse setor cresceu mais de 40% apenas na América Latina. Além disso, o mercado de cosméticos brasileiro é o terceiro no ranking global, correspondendo a 7,1% do consumo mundial de produtos no setor.

Outro aspecto que contribui para que as franquias estejam entre os melhores negócios para investir é a comodidade concedida ao empreendedor. Em vez de ter que se preocupar com a estruturação de um negócio do zero, as franquias possuem modelos de negócios prontos com o renome da marca. Ou seja, os esforços para que essa empresa alcance o sucesso devem ser muito menores. Depois de feito o investimento, a empresa franqueadora presta todo o suporte necessário para que a sua unidade alcance os melhores resultados.

A recomendação para segurança financeira é investir quando se tem o dinheiro necessário, sem precisar de financiamento, por exemplo. Também é importante ficar atento para os custos além da taxa de franquia, lembre-se que você terá outros gastos para abrir e manter a sua unidade, como o valor do aluguel, contas de água, luz, internet, limpeza, telefone, funcionários.

Mercado financeiro

O mercado de finanças sempre reuniu diversos investidores por conta da alta rentabilidade que é possível obter. Existem diversos perfis de empreendedores, que variam de acordo com a carteira de investimentos e principalmente com os riscos que cada um está disposto a correr.

Se você está pensando nesse setor para 2018, recomenda-se investimentos mais seguros como, por exemplo, em fundos de investimento ou títulos de renda fixa, como Tesouro Direto e CDBs (Certificados de Depósito Bancário), além de reserva de emergência como tesouro Selic e tesouro IPCA para garantir a aposentadoria a longo prazo.

Um reflexo dessa tendência é que até maio de 2018 os investimentos em renda fixa já tinham atingido 60,5 bilhões, um recorde brasileiro, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Apesar disso, é preciso entender que em um ano de eleições o mercado financeiro recebe forte influência do cenário político, o que acaba gerando instabilidade nos investimentos. A renda fixa depende muito do cenário político porque todos os títulos são dependentes das taxas de juros e inflação.

O mercado financeiro pode dar um retorno lucrativo. No entanto, é preciso pesquisar mais sobre o assunto para não arriscar e investir errado.

Já escolheu o seu próximo investimento?

O ano de 2018 ainda pode ser o seu ano de encontrar um novo negócio para investir e multiplicar os seus bens. Existem diversas alternativas para todos os perfis de investidores – o que também incluem opções que cabem no seu bolso.

Como você pôde ver acima, o setor de franquias é um deles. A Yes! Cosmetics, empresa de beleza e cosméticos, já possui um modelo de franquias de sucesso com investimento inicial baixo e alta rentabilidade. Esse é um ótimo exemplo de investimento, que permite uma previsibilidade no valor dos custos iniciais e estipula um tempo médio de retorno.

Quer conhecer mais sobre a franquia que mais cresce no Brasil? Clique abaixo e faça o download do nosso eBook para entender mais sobre o modelo de negócio de sucesso das franquias Yes! Cosmetics.

negócios para investir

t

Deixe uma resposta